Role Playing
Game ou simplismente RPG, consiste na união do conceito teatro com as regras de
um jogo, onde temos a interpretação de personagens fictícios controlados por um
jogador.
Os jogos de
RPG possuem uma grande variedade de modelos. Na verdade, os RPG’s são jogos tão
abrangentes que fica difícil de classificar poderiam ou não ser classificadas em um mesmo
grupo.
Para ficar mais claro vamos diferenciar alguns dos diversos tipos de RPG.
O primeiro RPG foi Dungeons & Dragons em 1974 nos Estados Unidos. No Brasil o jogo chegou em meados de 1991, chegando a nós através da fabricante de brinquedos Grow, que vendia uma caixa com fichário, manual de instruções, dados multifacetados e tabuleiro.
Aventura Solo
Nesse tipo de jogo é apresentada uma aventura normalmente em um livro, na qual o jogador segue um roteiro diante das possibilidades oferecidas. Em geral, é uma versão simplificada do RPG tradicional. Em muitas aventuras solo você constrói um personagem assim como faria em um jogo comum. A diferença é que não existe uma interação com outros jogadores, por isso, os resultados de suas ações são descritos no próprio livro. O livro prossegue como uma história comum, até o momento aonde ele permite uma escolha ao personagem -como virar a direita ou a esquerda.
Live Action
Ao invés de rolar dados numa mesa, cada jogador realmente interpreta um personagem como um ator. O estilo lembra muito uma peça teatral, embora não exista um roteiro a se seguir, o jogador improvisa as falas e interpreta as cenas durante todo o jogo. Além disso, é muito comum os jogadores se vestirem a caráter, com roupas medievais ou num estilo mais gótico (dependendo do cenário do jogo) de forma a criar um ambiente de maior realismo, assim como no teatro. Mesmo com tanta liberdade para os textos e ações, ainda há um Narrador (que muitos também chamam de "mestre"), que atua como um diretor, que organiza e aplica as regras do jogo, para o bom desenrolar da história.
RPG Online
Com o crescimento da comunidade RPGista na internet, muitas formas de jogo foram apresentadas aos jogadores, mas nenhuma simula tão bem o jogo tradicional como o RPG Online. Nessa forma de jogo, os jogadores se encontram na net através de programas de mensagens e usam um software que apresenta as fichas, dados entre outros recursos para simular o jogo. De forma geral, os sistemas de regras usados são os mesmos do RPG tradicional, só a forma de se reunir os amigos é que muda.
Pbem (Play by E-Mail)
Jogos por E-Mail. Nesse estilo de jogo é criado um grupo no qual todos os participantes inscritos recebam as mensagens com a história do jogo. O Narrador manda a situação em que os personagens se encontram baseado em suas decisões, então os jogadores mandam as respostas dizendo o que seus personagens fazem diante dos desafios propostos. Ao receber essas mensagens o narrador analisa cada resposta, então pensa no que acontecerá e manda uma nova mensagem para os jogadores. E esse ciclo se repete indefinidamente. A melhor maneira de realizar um jogo desses é criando uma lista no MSN groups ou Yahoo Groups.
MMORPG
Massively Multiplayer Online Role Playing Game é um termo em inglês para RPG online para múltiplos jogadores. É um mundo virtual no qual você pode interagir com milhares de jogadores em tempo real, esse estilo de jogo vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo todo. Cada jogador acessa um servidor onde encontra muitas outras pessoas, com quem podem se comunicar, fazer trocas, negociações; tudo isso a fim de conseguir as melhores espadas, escudos, elmos... Todo esse equipamento é procurado para que os personagens possam enfrentar monstros de todo tipo, ficando assim mais fortes. O mais antigo MMORPG é o Tibia, existente desde 1995, contudo no Brasil outros MMORPG vem conquistando muitos fãs, como Ragnarok, que foi um dos mais populares a usar o estilo manga, o coreano Grand Chase Chaos, o britânico RuneScape, o famoso World of Warcraft e o atualmente o Guild Wars 2.
RPG Eletrônico
Esses são os jogos de videogame, grandes títulos fizeram uma legião de fãs nos últimos anos, tais como Final Fantasy, The Elder Scrolls, Fallout, entre tantos outros. Esses jogos possuem algumas características em comum que fazem deles RPGs: interação com outros personagens na história. Além disso são típicos jogos de fantasia medieval onde os personagens ficam mais fortes ao derrotar os inimigos. Recentemente alguns jogos em cenários modernos vêm sendo classificados como jogos com elementos de RPG, tal como os famoso GTA, por terem um enredo e uma representação de um personagem. Também são jogos que você pode crescer e melhorar seu personagem nos jogos. E é também uma mistura de eras medievais com monstros, magias e armas misticas dos personagens. O RPG basicamente possui personagens tais como mago, guerreiro e arqueiro, hoje em dia há outras clases como Paladino, Gladiador, Bárbaro, Necromancer, Sacerdote e Caçadores.
Também existem os tradicionais RPG's "de mesa" ou "de tabuleiro" e ainda há quem chame de RPG "de papel".
Existem vários tipos e entre eles :
3D&T
3D&T é um sistema simples, indicado para jogadores iniciantes. A facilidade para criação de personagem e o preço acessível fez dele um jogo popular no Brasil.
D&D
D&D é o acrônimo de Dungeons & Dragons, RPG inicialmente lançado na década de 1970, mas especificamente em 1974 pela TSR. D&D segue o padrão criado pela WotC que é o D20, sistema do qual permite a personalização para qualquer tipo de cenário. No entanto D&D é focalizado no cenário de Fantasia medieval. Atualmente o D&D é o RPG mais jogado no mundo, inclusive vários jogos de computador utilizam esse famoso sistema de RPG de mesa, como é o caso de NeverWinter Nights.
LISTA DOS MMORPG MAIS FAMOSOS:
-Pagos:
Lançado em 2001, foi um game inovador na época. Com sistema de Realm vs Realm e uma história que envolvia o círculo arturiano, o game ainda faz sucesso até hoje (prova disso é que não desistiram de deixá-lo pago).
Dark Age of Camelot
Lançado em 2001, foi um game inovador na época. Com sistema de Realm vs Realm e uma história que envolvia o círculo arturiano, o game ainda faz sucesso até hoje (prova disso é que não desistiram de deixá-lo pago).
EVE Online
Foi Lançado em 2003 e é um dos poucos MMO’s que se passa no espaço. No enredo, 21 mil anos no futuro, a humanidade usou muitos dos recursos naturais terrestres então se viu obrigada a explorar o resto da Via Láctea
Age of Conan
O game se passa no universo onde o bárbaro Conan fez um nome para si próprio, universo este criado por Robert E. Howard. Lançado em 2008, o jogo teve uma grande aceitação do seu público alvo e permanece com os servers ligados até hoje.
World of Warcraft
Sem dúvida, o mais famoso e jogado MMORPG da atualidade. Lançado em 2004 pela Blizzard, obtém cerca de 62% do mercado de MMORPG’s com cerca de 12 milhões de inscritos. Faz parte da franquia Warcraft e se passa anos depois do game The Frozen Throne. Teve 3 expansões (Burning Crusade, Wrath of the Lich King e Cataclysm). Dá ao jogador uma vasta opção de raças e especializações, e o game já foi palco de acidentes que foram comparados aos da vida real (Corrupted Blood, comparado com infestações epidêmicas) ou casos de jogadores que morreram (na vida real) pois não se afastavam do computador após horas de jogo contínuas.
World of Warcraft
Sem dúvida, o mais famoso e jogado MMORPG da atualidade. Lançado em 2004 pela Blizzard, obtém cerca de 62% do mercado de MMORPG’s com cerca de 12 milhões de inscritos. Faz parte da franquia Warcraft e se passa anos depois do game The Frozen Throne. Teve 3 expansões (Burning Crusade, Wrath of the Lich King e Cataclysm). Dá ao jogador uma vasta opção de raças e especializações, e o game já foi palco de acidentes que foram comparados aos da vida real (Corrupted Blood, comparado com infestações epidêmicas) ou casos de jogadores que morreram (na vida real) pois não se afastavam do computador após horas de jogo contínuas.
Grátis:
Perfect World
Lançado em 2006, é um game inspirado na mitologia chinesa. Se passa no mundo de Pangu e te dá a opção de 5 raças: Humans, Untamed, Winged Elves, Tideborn e Earthguard. Não oferece muitas coisas diferentes para os jogadores, sendo um MMO “comum”.
Guild Wars
Lançado em 2006, é conhecido como umMMORPG, porém seus criadores dizem que ele é na verdade um CORPG (Competitive Online Role Playing Game). Mesmo sendo diferente dos outros MMO’s tendo pouquíssimos inscritos, foi ganhador de prêmios como melhor MMORPG e melhor game.
Dungeons and Dragons Online
A versão online do mais famoso RPG de mesa do mundo. Tem como base as regras de D&D 3.5. O game se passa no continente de Xen’drik, no mundo de Eberron. O game já teve 8 módulos, 8 updates e 1 re-lançamento em 2009, que introduziu o modo free-to-play.
RuneScape
Considerado pelo Guiness Book o MMORPG gratuito mais jogado no mundo com 156 milhões de inscritos e 10 milhões de jogadores online por mês, é um MMORPG de página, baseado em Java. Diferentemente dos outros MMO’s, esse jogo te dá livre-arbítrio para ser ou fazer o que quiser, não seguindo uma história linear. Lançado em 2001, é um game simples com visual simples, porém ainda amplamente jogado nos dias de hoje.
Lord of The Rings Online
Não tão jogado quanto RuneScape, mas é um game que fez grande sucesso devido aos fãs da Terra Média de Tolkien. O game é inspirado no universo do Senhor dos Anéis e de O Hobbit. Inicialmente era um MMORPG pago e depois que se tonou gratuito sua fama aumentou e trouxe mais jogadores. A história é contada através de capítulos de livros (o equivalente às quests nos outros games).
Aion
Chegou às lojas em 2009. A história fala sobre Aion, deus que criou as raças na Terra e que uma delas se manifestara contra ele à procura de poder. Em uma tentativa de paz, um dessa raça foi morto, o que gerou conflitos que dividiram o mundo. (A versão europeia do MMORPG Aion se tornou totalmente gratuita para jogar. Contudo, embora você tenha acesso a todo o conteúdo do game (missões, itens, instâncias e regiões), existem algumas restrições, por exemplo: não poder negociar com outros jogadores, máximo de dois personagens por conta e um limite diário de coleta e extração de materiais.)
Enfim, opções é o que não falta, cada um deve eleger qual tipo de RPG faz mais o seu estilo. Jogar RPG é com certeza um EXCELENTE passatempo, seja pra jogar solo como para jogar com os amigos. Não importa se é online ou não.Quem já jogou sabe o quanto é legal, e você que nunca jogou ta esperando o que?
Obrigada pela visita e beijos das Ramonas Meii.
Nenhum comentário:
Postar um comentário