Diferenças: Nerd, Geek, Hipster, Old School, CDF, Otaku, Gamer e Poser.
Bem, hoje vamos falar da diferença básica entre nerd, geek, hipster, old school, cdf, otaku, gamer e poser. Para facilitar vamos falar de cada
tipo mostrando as peculiaridades de cada um.
Deixar bem claro que essa foto é uma "estereotipagem" de nerd.
Nerd: na verdade, existem vários tipos de nerds, e infelizmente a grande maioria sofre grande estereotipagem. Vamos abordar as características gerais. Costumeiramente confundidos com GEEKS, os nerds são pessoas muito mais inteligentes que a maioria, e são excluídas por essa maioria por se sobressaírem. A falta de amigos geralmente induz as pessoas aos livros, e por isso boa parcela dos nerds tem algum problema social, seja causado pela sua personalidade, ou por simplesmente serem ou se sentirem excluídos (pela falta de beleza, ou pelo jeito "esquisito" como se comportam, na maioria das vezes). Isso não quer dizer que não existam nerds bonitos. E sim, nerd adora ler e estudar, talvez, seja uma forma de escapar do mundo e dessa forma acaba criando o seu próprio. Ele se destaca nos estudos e costuma ser excepcionalmente inteligente. E como o nerd normalmente não consegue se encaixar nas atividades sociais "comuns", acaba fazendo atividades sozinhos (ler, assistir, jogar). E naturalmente incorpora a cultura popular e a cultura de entretenimento, então, é uma "fatalidade" os nerds lerem trilogias famosas, HQ's, gostarem de jogos, super heróis e dessa forma acabam sendo confundidos com "geeks" Não ligue para o lado pejorativo da expressão “nerd”. Estereótipos à parte, os nerds, normalmente, são pessoas gentis, sensíveis e extremamente inteligentes. São estudiosos e costumam ter, no passado, boletins completamente azuis.
Geeks: Assim como existem vários tipos de nerds, também existem diversos tipos de geeks. Não tem jeito. O seu negócio é tecnologia. Os geeks podem até não ter tido aquele desempenho brilhante no colégio, mas entende de gadgets e de aparelhos eletrônicos como ninguém. Está sempre de olho em tudo de novo que aparece no mundo internético e tecnológico e, ao contrário do nerd clássico, se preocupa muito com a aparência e tem vida social mais agitada. Alguns tipos de geeks:
°Fãs de games: Esses estão à procura de novos
jogos, ficam horas e horas jogando em seu próprio console, fazem
reuniões com o seus amigos e o assunto é sempre Games. Compram camisetas
com mascotes de jogos, enfim, estão familiarizados em tudo que abrange o
assunto Games.
°Fãs de computadores: Estão sempre atualizados, compram novos
produtos, monitores de alta resolução, passam muito tempo digitando e
descobrindo mais informações sobre os componentes de um computador. São,
por exemplo, aqueles que compram um iPhone só por causa de seus
recursos de alto processamento e de gráfico avançados.
°Fãs de séries e de ficção científica: São apaixonados pelos
personagens fictícios de Star Wars e companhia. Tem o hábito de se
reunirem com amigos Geek fantasiados como Frodo ou Harry Potter.
Já aqueles que curtem seriados, ficam ansiosos para assistir os novos
episódios e geralmente ficam na internet até de madrugada esperando pelo
próximo episódio recém-lançado para fazer o download.
E ainda tem aqueles que "reúnem" todas essas características e outras mais...
Hipster: Seu jeito de se vestir é muito pouco ortodoxo. É bem provável que eles tenham não apenas uma, mas algumas tatuagens. Pelo menos uma das suas peças de roupa é quadriculada e grandes são as chances de terem um ou mais piercings. Normalmente, os amigos agem e se vestem como eles, pois um hipster dificilmente tem paciência para aturar pessoas ordinariamente comuns. E segundo o site da Veja "hipster não passa de um jeito diferente de classificar pessoas que, até
há pouco, seriam tachadas de moderninhas." O termo começou a ser
utilizado em Nova York lá pelo início dos anos 2000, e vem da palavra
“hip”, que pode ser traduzida como inovador.
Old Scholl: as pessoas que adotam esse estilo costumam ser mais relax e dão mais valor às coisas boas do passado. Curtem música da década de 1990 para trás. Muitas vezes, bem para trás. Se vestem de forma mais básica e, apesar de as novas tecnologias serem completamente familiares, afinal de contas, eles não pararam no mundo, eles estão longe de ter aquele ímpeto de devorá-las imediatamente e prefere ir conhecendo as novidades aos poucos.
Otakus: em outro post, já foi dada a "definição" de otaku, mas vamos repitir. Otaku é um termo usado no Japão
e outros países para designar fã de animes e mangás. Entretanto, no
Japão, o termo é utilizado para designar um fã de qualquer coisa. No
Brasil e em outros países do ocidente, porém, é um termo usado para
designar fãs apenas de animes e mangás. Mas ainda têm aqueles que além de serem fãs de animes e/ou mangás admiram e respeitam a cultura japonesa. Com certeza a expressão "otaku" é bem mais abrangente e complexa, mas por enquanto vou me resumir apenas a isso.
CDF: bem, alguns devem está se perguntando a razão de falar de CDF's nesse post, é muito simples, é apenas para deixar bem claro que NERD e CDF não significam a mesma coisa. Apesar de um nerd ser uma espécie de "cdf", nem todo "cdf" é obrigatoriamente nerd. Então, por favor, parem de chamar aquele garoto que só tira nota boas e usa óculos de nerd, porque são coisas diferentes! Enfim, CDF é uma sigla ou acrônimo usada para chamar o indivíduo que é muito
inteligente, que é muito dedicado aos estudos. CDF significa “cabeça de ferro” ou “crânio de ferro” porque a pessoa
estuda tanto que se presume que, se tivesse um crânio normal como os
demais, esta cabeça não resistiria e poderia estourar.
Gamer: o termo "gamer" ou "gameplayer" geralmente se referia a alguém que jogava role-playing games, ou jogos de miniatura. Entretanto, mais recentemente o termo tem crescido e incluído os jogadores de videogame. Enquanto o termo nominal inclui aqueles que não se consideram necessariamente serem gamers (por exemplo os gamers casuais), é mais usado comumente para aqueles que passam seu tempo livre jogando ou aprendendo sobre jogos. Existem vários tipos de gamers, os mais "casuais" e os mais assíduos. Mas por favor, não é porque você jogou GTA San Andreas, Counter Strike, ou qualquer outro jogo que você precisa sair pagando de "gamer" nas redes sociais.
E pra finalizar...
Poser: pois é, você deve conhecer pelo menos um poser. Sabe aquele seu colega que não sabe diferenciar o Link da Zelda e paga de "gamer"? Ou aquele seu colega que não sabe nem qual é o sistema operacional do próprio PC e paga de "geek"?Enfim... Existem vários tipos, mas vamos falar no geral quem são.Poser é uma gíria da língua inglesa cujo significado, principalmente no contexto musical, se refere uma pessoa com personalidade influenciável, sem atitude e que se deixa impressionar pelo artista, banda ou estilo musical que está fazendo sucesso no momento. O poser finge ser um fã apenas para estar na moda, para se juntar a um grupo e seguir as mesmas tendências. Apesar de inicialmente esse termo ser no contexto musical, ele já se "popularizou" e já está sendo usado para vários outros contextos.
Bem, falamos das características "gerais" de cada estilo. Mas é bem importante dizer que ainda existem aquelas "pessoas normais" que podem ter um pouco de cada estilo, mas não o suficiente para ser chamado de tal. E também, tem pessoas que se encaixam em mais de um estilo, por exemplo, têm aqueles que são geek e otaku, gamer e hipster e assim vai... E você, se encaixa mais em qual estilo?
Beijos das Ramonas Meii =D