Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de maio de 2013

DotA vs League of Legends, qual o melhor?





Esse assunto vem dando algumas polêmicas atualmente. É comum encontramos pessoas dizendo "DotA é superior a LoL" e vice versa. O fato é que os jogos tem muitas coisas em comum, mas são bem diferentes (você deve está se perguntando "como isso é possível?"). Pra quem não conhece, vou começar falando afinal o que é DotA e o que é LoL. A "discussão" principal  é em relação a DotA 2 e LoL e não em relação a DotA 1. Mas vou falar um pouco dos três jogos.

Vamos por ordem alfabética xD 

DotA  é uma sigla que significa “Defense of the Ancients” (Defesa dos Anciões), é um jogo de estratégia em tempo real. Os jogadores controlam um herói ( existem mais de 100 hérois no jogo) que devem ser escolhidos no começo de cada partida. Existem dois times (Sentinel e Scourge) e o objetivo de cada time é destruir o núcleo da base inimiga (World Tree e Frozen Throne que são os anciões que deram nome ao jogo) passando por todos os obstáculos que encontrar pelo caminho, heróis inimigos, torres e creeps (criaturas controladas pela própria máquina). Durante o jogo, a medida que os heróis vão lutando eles vão adquirindo níveis (nível máximo 25) e dinheiro que pode ser utilizado para fazer itens poderosos ou pagar uma ressurreição mais rápida. Em resumo o jogo é muito tático e requer um entrosamento  muito aprimorado para se trabalhar em equipe, quanto melhor for o entrosamento da equipe, maior será a chance de dá GG e ganhar a partida. Além disso requer muita perícia dos jogadores, pois existem muitos heróis no game, com várias skills. Um herói pode anular a habilidade de outro e também um herói pode auxiliar outro.





Essas são imagens de DotA 1, uma tirada no inicio da partida na base e a outra no final da partida quando já estão destruindo o núcleo da base inimiga.




E não posso esquecer de falar da nova sensação que  é o novo DotA, o DotA 2. O objetivo é basicamente o mesmo em ambos. Mas vou abordar aqui 10 diferenças básicas. 

É possível vender itens comprados a menos de dez segundos por seu preço total. (Em DotA "1" não importa o tempo o valor do item a ser vendido será sempre a metade do valor original).
O item Bottle pode ser preenchido com outra runa mesmo que já esteja cheio. 
Um Bottle com uma runa não pode mais ser compartilhado entre aliados.
Barra de mana são agora visíveis nos aliados.
A habilidade Frostbite da Crystal Maiden não pode congelar a fonte inimiga.
A fonte não pode ser atacada.(amém)
Os atalhos do teclado são personalizáveis. (ameeei isso)
É possível subir o nível das habilidades enquanto morto.
 A maioria das habilidades agora é cumulativa. Por exemplo, dois ou mais efeitos de lentidão podem ser acumulados em um mesmo alvo.
E por último a que eu mais gostei: Não é possível desselecionar seu herói (exceto para selecionar outras unidades controláveis, como couriers e pets).










Agora vamos falar de LoL:

League of Legends é um MOBA desenvolvido e publicado pela empresa Riot Games. O seu desenvolvimento conta com a participação de Steve "Guinsoo" Feak, antigo desenvolvedor de DotA e com Steve Pendragon, administrador do antigo mapa de DotA. O jogo foi muito bem recebido com seu formato free to play (grátis de jogar). Mas tem alguns itens no jogo que podem ser comprados,ou seja, nesse caso o jogador vai ter que liberar uma verbinha. LoL tornou-se o jogo mais jogado do mundo com cerca de 1.3 bilhões de horas jogadas.
O jogo foi anunciado pela primeira vez em 7 de outubro de 2008, e lançado em 27 de outubro de 2009.  O objetivo do jogo é chegar na base inimiga e destruir o "Nexus", que é um tipo de "altar" onde está concentrado toda magia dos jogadores. Ao progredir através do mapa, destruindo torres, matando minions (que corresponde aos creeps de DotA) e jogadores inimigos, o player ganha experiência, e sobe de nível, além também de ganhar gold, para poder comprar itens e equipar seu campeão. Os atributos do campeão, são melhorados ao subir de nível e ao comprar itens. O jogo acaba quando um dos Nexus é detruído ou quando uma das equipes desiste. 

Algumas semelhanças com DotA:
League of Legends é um game "TeamPlay", ou seja, para conseguir vencer, os jogadores deverão "trabalhar em equipe", para isso, cada campeão tem sua característica e sua função no jogo, dentre elas estão: Assassinos, Lutadores, Tanks, Magos e Suportes. (No caso de DotA existem os heróis que são divididos em "casas", existem casa de agilidade, inteligência e força).
Ao subir de nível o jogador deverá escolher quais habilidades desenvolver primeiro na partida, algumas habilidades são melhores para determinados inimigos, enquanto outras, deixa-se para desenvolver depois.

League of Legends é um ótimo jogo para se jogar com os amigos, além de toda a diversão proporcionada por ele, também é estimulado o trabalho em equipe. 





Algumas diferenças:

No DotA você pode destruir suas próprias creeps (minions no caso de LoL) e torres para que o oponente não ganhe gold e ganhe apenas metade da experiência proveniente daquele “kill”. Ao dar deny em uma creep você corre o risco de tomar um ou dois hits ou até uma skill se o time oponente for mais ousado. Entretanto, com branches ou um ring of regeneration isso pode ser facilmente administrado no DotA. No LoL, em virtude da mecânica do jogo, dar last hit já é uma tarefa mais complicada, imagine então se houvesse o deny. Para você (jogador de DotA) entender, no LoL a regeneração de HP trabalha em uma rate menor que a do DotA, bem menor. Já a regeneração de Mana tem um rate melhor o que facilita o consumo de skills para trabalhar melhor o harass. Então se no LoL, mesmo que o deny fosse habilitado, tentar fazer isso significaria um retorno para a base já que o time adversário de imediato responderia com ataques diretos e te obrigaria a ficar atrás da linha das suas creeps fazendo com que você perca gold ao não dar last hit nos minions.

Não poderia deixar de falar de dois pontos muito importantes, que  é o gráfico e a jogabilidade (League of Legends e DotA 2): 

Gráfico: bem, tem quem diga que o gráfico em si não torna o jogo divertido ou chato, se o jogo realmente for bom, o gráfico não vai influenciar tanto. Nesse quesito muitos confessam que DotA  2 realmente tem um gráfico mais elaborado, com mais detalhes, ou seja, um gráfico mais bonito e mais rico em efeitos especiais.






Jogabilidade: nesse quesito os jogos ficam bem próximos, já que ambos apresentam um sistema de jogo bastante semelhante, como funcionamento das habilidades e golpes dos heróis.


Existem muitas diferenças, assim como existem muitas semelhanças, cada jogo agrada um público distinto. Ainda têm aqueles que jogam os dois jogos e gostam dos dois. Ambos são ótimos jogos e eu acho essas discussões sobre qual o melhor ou sobre qual é o pior desnecessárias. 

O certo é que DotA "1", DotA 2 e LoL são jogados no mundo todo e juntos somam bilhões de horas jogadas. Opinião não se discute, né?! Mas eu não pretendo deixar meu bom e velho DotA "1", sei que o gráfico deixa um pouco a desejar, mas gosto é gosto. Pra quem nunca jogou nenhum espero que o post tenha ajudado na decisão de escolher algum dos três pra jogar. 

Alguns sites úteis: http://www.getdota.com/

Obrigada pela visita e um beijão das Ramonas Meii. :3









Nenhum comentário:

Postar um comentário